Eu penso, tu pensas, nós criamos!

Penso, logo existo.”, René Descartes

Quando Descartes falou essa frase icônica, ele estava tentando definir o que era o “conhecimento verdadeiro”. Por outro lado, Criar significa fazer ou levar algo à existência. Então, vamos pensar juntos: se o ato de pensar me faz existir, e o ato de criar significa levar algo a existir, podemos acreditar que o ato de criar está ligado à nossa existência também, concordam?

Criar é um verbo intrinsecamente ligado à existência humana. Esse ato requer uma mente aberta, adaptadbilidade, a capacidade de experimentar coisas novas. Ou seja, criar envolve um conceito bem complexo: a criatividade. A complexidade da criatividade vem do fato de que ela é processo para uns, característica de personalidade para outros ou é até entendida como produto, resultado do processo de experimentação com o novo. A criatividade caminha em grupo com o novo, o inesperado, o útil, o funcional, eficiente e relevante a um propósito.

E é esse novo, com tudo isso que ele abarca que tem exigido muito de todos nós no século 21! Com o ritmo acelerado da vida e das mudanças, precisamos achar diferentes formas de receber e abraçar esse novo que nos traz questionamentos, curiosidade, incertezas, e aquele friozinho na barriga de quem vai aprender e mudar. A escola e a família precisam estar lado a lado nessa caminhada para ajudar crianças e jovens a desenvolver essa habilidade.

O mundo está cada vez mais complexo e precisamos de pensadores com coragem de abraçar o novo e tudo o que ele significa: desde as vitórias pelas conquistas até as frustrações pelas experimentações mal sucedidas. Como podemos ajudar nossos filhos?

A criatividdae aflora com maior faciliddae em ambientes onde há a permissão para que a experimentação aconteça sem expectativas constantes de sucesso, mas entendendo que é errando que se aprende e se desenvolve. Podemos dar aos nossos filhos a chance de experimentar sabendo que eles podem errar e estimulando que não desistam em frente às frustrações e derrotas que possam encontrar. Dar apoio é fundamental

Podemos, também, mostrar e conversar sobre grandes pensadores e suas trajetórias de tentativas de erros até o acerto. Mostrar que é possível conquistar o que ainda não foi pensado ou imaginado. O importante é persistir.

Dar-lhes momentos e oportunidades para exercitar a criatividade é outro ponto muito importante. Estar em parceria com a escola ajuda muito. Além da escola, há programas de ensino que podem ajudar com isso também. Muitas pesquisas apontam a importância desses programas construídos por especialistas que tem por base facilitar o caminho da aprendizagem significativa de nossos filhos. A escola e esses programas podem oferecer ferramentas sólidas para garantir a exploração de nossos filhos nesse campo.

Dar vazão à criatividade é seguir o caminho para o qual nascemos e existimos. Afinal, pensamos, criamos, logo existimos. 

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