Nota 10 é aprender todo dia!

Quando o assunto é avaliação escolar, muita gente automaticamente pensa em provas, médias e boletins. Mas você sabia que existem outras maneiras de avaliar os alunos?  

Ainda há escolas e famílias que baseiam o aprendizado das crianças nas provas, mas aprender vai muito além de questões valendo nota. No dia a dia, é possível enxergar o desenvolvimento da turma por meio de dinâmicas, atividades e até mesmo pelo comportamento individual de cada criança. Afinal, quando falamos de aprendizado, é necessário lembrar que cada aluno absorve o conteúdo à sua maneira e que as informações podem ser abordadas de múltiplas formas.  

Aprender a somar números usando papel e caneta pode ser fácil para uma parte da classe, enquanto para outra pode ser mais adequado usar, material dourado, ábaco ou desenhos, por exemplo. O importante é aprender, não importa o método utilizado.  

Devemos manter isso em mente quando falamos de avaliação: da mesma forma que as crianças aprendem de diferentes jeitos, as avaliações também podem ser variadas. Veja alguns exemplos abaixo. 

TRABALHO EM GRUPO  

Além de discutirem sobre o tema, os alunos trabalham as habilidades de escuta, comunicação e pensamento crítico. Com isso, é possível avaliar o aprendizado da matéria, e também o desenvolvimento pessoal de cada indivíduo.  

DEBATE  

O debate é extremamente importante para estimular os alunos a se posicionarem e demonstrarem suas opiniões. Ao mesmo tempo que discursam sobre o tema abordado, desenvolvem a oratória e aprendem a respeitar a diversidade e a liberdade de expressão.  

RELATÓRIO INDIVIDUAL  

Diferente de uma prova convencional, o aluno escreve um texto sobre a matéria desenvolvida em sala de aula, colocando no papel tudo aquilo que absorveu, sem a necessidade de responder a questões pré-formuladas. Desta maneira, o professor consegue apurar o que foi aprendido e quais pontos devem ser trabalhados novamente.  

SEMINÁRIO  

O seminário é uma ótima opção para fazer com que as crianças aprofundem os conhecimentos sobre a matéria. Além de estimular a pesquisa e a leitura, esse método coloca a classe em contato com materiais diversos, como vídeos, artigos, filmes, ilustrações, gráficos e charges. Ao final da pesquisa, os pequenos são capazes de expor suas próprias ideias e aprendizados aos colegas.  

Artigos Relacionados

Menu