Homework?! Pra que mesmo?

Ter ou não ter tarefa de casa? Eis A questão. PaRa muitos é motivo de estrEsse. As crianças hoje em dia têm muitas atividades extras no seu dia a dia e Fazer tarefa quando chegam a casa, depois de um diA cheio de ativiDades, parEce um pesadelo para ela e para nós, pais, não é mesmo? Cada um com suas Atribuições, rotina e canSaço do dia. Saber que, ao chegar a casa, Ainda haverá mais pode trazer questionamentos do tipo? Por quê? Pra quê?

            Pois bem, a tarefa de casa é como as letrinhas em destaque no parágrafo acima: uma reconstrução das vivências em sala de aula. Ela traz pedacinhos de tudo o que foi visto no dia e dá ao aprendente a oportunidade de internalizar o que foi visto e experienciado em casa. Ela traz a chance de revisitar os conteúdos e habilidades de sala para outro ambiente seguro de aprendizagem: o lar. Elas partilham as experiências com professores e colegas em sala de aula e internalizam esses saberes em casa: de forma mais independente e individualizada, mas também, partilhando com os pais essas experiências. A tarefa de casa traz a oportunidade para que a criança fale sobre seu dia e reconte o que vivenciou. Dessa forma, pode-se estabelecer uma conexão entre pais e crianças, fortalecendo a parceria com a escola.

            Além do fator social da tarefa de casa que é partilhada em família, pesquisadores apontam outros benefícios do “homework”:

  • Desenvolvimento de habilidades que as crianças precisarão quando estiverem mais velhas;
  • Começa a criar um senso de responsabilidade;
  • Ajuda a aumentar a conscientização sobre gerenciamento de tempo e habilidades organizacionais;
  • Fortalece a aprendizagem e leva ao sucesso acadêmico;
  • Oferece oportunidade de feedback válido e valioso para o aprendente;
  • Cria hábitos de estudo;
  • Permite às crianças mais tempo para internalizar o que foi visto em sala
  • Oferece mais tempo para a aprendizagem

Muitos pais podem sentir culpa por não conseguirem dedicar o tempo necessário ao momento da tarefa de casa de seus filhos. Pesquisadores também apontam que esse não é um fator essencial ao sucesso das crianças. O fato dos pais demonstrarem interesse na tarefa de seus filhos já é um ponto extremamente positivo. Pais podem ajudar seus filhos a organizar a agenda de estudos em casa, por exemplo. Mesmo estando fora, as crianças, quando ensinadas, podem aprender a seguir a agenda de compromissos, gerenciar o tempo para cumpri-la e se responsabilizar por ela.

Além do desenvolvimento de habilidades essenciais ao cidadão protagonista de sua própria vida, a tarefa de casa também ajuda professores, pais e os próprios alunos a avaliarem o sucesso ou pontos de crescimento de sua aprendizagem. A Richmond Learning Platform ajuda no mapeamento da aquisição de saberes e o desenvolvimento da independência ao aplicar esse saber. Por exemplo, ao aprender inglês, a criança vivencia em sala de aula atividades comunicativas que exploram as habilidades do século 21. A tarefa de casa vai espelhar essas vivências e trazer a oportunidade para que a criança consiga perceber o quanto aprendeu, o quão preparada se sente para aplicar aqueles saberes e habilidades. A tarefa de casa estimula a independência e deve trazer a chance para que o aprendente se conheça enquanto tal, entendendo suas fortalezas e pontos a desenvolver. Está aí o segredo da independência comunicativa na aprendizagem da língua, por exemplo. Saber o que eu posso fazer com confiança e buscar mais práticas para desenvolvimento onde eu preciso de mais tempo.

A tarefa de casa estimula habilidades para que a criança aprenda a pesquisar, diferenciando o que é realmente importante para seu desenvolvimento. Ela estimula uma revisitação aos conteúdos vistos e oferece a chance de feedback válido entre professores e alunos, ou, ainda, plataformas de aprendizagem e usuários.

Toda forma de interação entre os conteúdos e habilidades vistos e vivenciados em sala e o aprendente que a tarefa de casa proporciona é extremamente válida e enriquecedora. A Richmond Learning Platform proporciona uma boa oportunidade para isso e dá às crianças tempo, feedback imediato e estímulo. Trabalhando junto com os professores, enriquece qualquer caminhada pedagógica.

Se pensarmos em uma analogia, é como se, na escola, os saberes fossem sementes jogadas em terra fértil que foi devidamente preparada para recebê-las. Para que elas cresçam, é preciso que as reguem com água rica em nutrientes. A tarefa de casa pode ser comparada a esses nutrientes que dão um gás maior ao desenvolvimento da capacidade de colocar em prática, de forma independente, o que foi visto em sala de aula. O tempo dedicado a tarefa de casa é tempo de investimentos no desenvolvimento e na capacidade de fazer acontecer, de forma independente, as habilidades do aprendente. Ela deve ser conectada ao que foi visto em sala e motivar a independência do aprendente.

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