Do you fala English?

Aprender uma língua é uma das grandes coisas que fazemos. Quando nossos bebês começam a falar, a família fica em festa, não é mesmo? Pode-se pensar que os bebês começam a desenvolver sua capacidade linguística quando nascem e quando as pessoas conversam com eles, mas, na verdade, a aprendizagem começa antes, ainda na barriga da mãe. Quando os bebês desenvolvem seu sistema de audição, mais ou menos aos seis meses de gestação, eles começam a ouvir os sons dos ambientes em que a mãe vai. Eles não conseguem ouvir sons específicos de palavras, mas conseguem ouvir o ritmo e a entonação do que a mãe fala para, ao nascer, poder usar esse mesmo tom na língua que passarão a ouvir. Os bebês conseguem ouvir 600 consonants and 2oo vowels que compõem as línguas do mundo. Eles nunca foram expostos a língua alguma. Quando nascem, eles começam a diferenciar os sons que precisarão para se comunicar na língua materna e daí passam a arquivar os outros sons que não precisam para se comunicar.  

Então, como se dá o processo de aprender uma segunda língua? Bem, é bem parecido. A diferença é que as crianças já têm domínio de uma língua, o que ajuda a decodificação de ritmo, tons e sons da nova língua. Elas também já vivenciam o processo cognitivo de aprender e se comunicar na língua materna e isso ajuda a desenvolver os processos que a nova língua requer. Lembra dos sons que não são usados na língua materna, mas que o bebê conseguiu ouvir? Eles estão arquivados e, no momento da aprendizagem de uma segunda língua, os sons necessários para elas são reativados no cérebro. Lindo, não é mesmo? O cérebro humano é maravilhoso. Mas qual seria a melhor idade para aprender uma segunda língua, então? 

Aprender vai além das barreiras de tempo e espaço. Aprender está intrinsecamente ligado a viver. A fórmula é simples: estamos vivos, logo aprendemos. Aprendemos, então, estamos vivos. No entanto, muitas pesquisas mostram que, quanto mais cedo a criança aprender uma segunda língua, melhor. Isso não quer dizer que ela saberá mais que uma pessoa que começa um pouco mais tarde. Não. Não é isso. Essa criança será mais exposta a segunda língua, o que facilitará para que fale mais parecido com um nativo, ou tenha uma gama maior de vocabulário, por exemplo.  

Pesquisadores do Centro da Criança em Desenvolvimento da Universidade de Harvard confirmam que a criatividade, pensamento crítico e flexibilidade da mente são acentuados se a criança aprender uma segunda língua a partir dos três anos. A pré-escola e os anos iniciais da criança são vitais para seu desenvolvimento, porque representam a base de seu pensamento, atitudes, aprendizagem, e são desenvolvidos. 

Escolas buscam trazer a naturalidade em que a primeira língua foi adquirida para o aprendizado da segunda língua. Elas exploram um universo de atividades que estimulam as habilidades que já possuímos para aprender. Envolvem as crianças com atividades que exploram os sentidos, desenvolvem o pensamento crítico e estimulam a criatividade. Essas atividades são base para um aprendizado mais fluido e significativo. Para essa fluidez, não há idade, é verdade. No entanto, pesquisadores apontam que o que é aprendido na primeira infância tem capacidade para se desenvolver mais e mais rápido durante a vida, sendo, também, base sólida para outros aprendizados. Então, se viver é aprender, Vivamos! 

Referências 

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