Todos nós precisamos praticar alguma atividade física. É muito importante para a saúde, independentemente da idade. Imagina! Como a gente vai arrumar tempo pra praticar atividade física num corre-corre como o que vivemos hoje? Então, o que fazer? Você vai pra academia ou, como muita gente faz, você se exercita em casa através de aparelhos específicos, como a bicicleta que foi utilizada pra ilustrar o nosso papo de hoje. Pra muita gente, essa é a forma mais prática de estar em dia com a necessidade de atividade física. No entanto, ainda há outro obstáculo: o ambiente pode não ser motivador. Então, as empresas especializadas criaram aparelhos que podem transportar você para umas flores, ou ruas num vilarejo da Europa… Olha pra moça na foto! Você acha que ela está pedalando por onde?
Legal, não é mesmo? Pois bem, esse é o conceito geral de metaverso. O metaverso não é a mesma coisa que o multiverso famoso dos filmes da Marvel, não. Multi, do Latim, quer dizer “muitos”. Meta, do Grego, quer dizer “ir além”. Para a moça da foto, ela está indo além do escritório ou do ambiente em que ela fisicamente está, e pedala em qualquer lugar que ela tenha escolhido previamente. O metaverso converge os mundos real e virtual. Essa é sua característica básica. Quanto mais imersivo, multissensorial e perto da vida real, melhor.
No metaverso você pode customizar sua identidade virtual e criar um avatar. Isso é muito comum em jogos online. Até as mídias sociais nos oferecem a possibilidade de criar avatares próprios e demonstrar nossas emoções e opiniões através deles, não é mesmo? Imagina quando, em um jogo virtual, por exemplo, nossos avatares podem se movimentar, falar e atuar na realidade, fazendo acontecer? Muito legal, não é mesmo?
Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com educação? Muito! O metaverso é uma tendência mundial e a educação é um dos campos em que ele pode ser utilizado trazendo resultados bem eficazes. O metaverso pode ser acrescentado como um novo ambiente educacional onde, em união a elementos educacionais reais, pode trazer experiências de aprendizagem diferenciadas. Nelas os alunos podem criar suas identidades virtuais, aprender sem limites de tempo ou limitações de espaço, e vivenciar interações com inteligência artificial, fontes virtuais de aprendizagem, por exemplo.
No metaverso, muitas situações de aprendizagem podem ser criadas como no mundo real e os alunos podem experimentar o conteúdo estudado em situações reais, na sala de aula ou em qualquer lugar. Imaginem alunos estudando as camadas da terra. Usando óculos virtuais, eles podem abrir o planeta, examinar e manusear as camadas da terra, visualizando o que foi visto em sala. Trabalhar conceitos mais abstratos fica mais fácil porque o metaverso vai além do abstrato e pode materializar o que antes ficava só no âmbito da teoria.
Tudo, através do metaverso, pode ser potencializado positivamente: as interações, a exploração do ambiente, a utilização do tempo, a estimulação de pensamentos mais elaborados que vão além do lembrar e do entender, mas que estimulam e dão base para a resolução de problemas e a criação de algo novo. O metaverso é uma tendência que já está batendo à nossa porta e nos convida a vivenciar mais que simplesmente ser espectador. Ele dará a possibilidade de praticar mais intensamente o desenvolvimento de competências que envolvem não apenas o conhecer, mas o saber fazer. Com o metaverso como ferramenta educacional, os alunos vão, cada vez mais, se tornando independentes e protagonistas de sua própria aprendizagem.
Meta significa ir além… Então, vamos além! Mexer o corpo e a mente! Trabalhar o holístico, usando a tecnologia como aliada para a formação do cidadão do futuro. Ele já está sendo formado agora! Buscando o equilíbrio, utilizando as ferramentas que temos a nosso favor e alinhando tudo isso à formação do emocional, do caráter e do bem estar de nossos filhos. Somos seres maravilhosos. Somos um tudo incrível e lindo, cheio de inúmeras possibilidades. Somos um super hiper, mega poderoso metaverso!