Era uma vez… Essa frase tem o poder mágico de nos transportar para tempos e lugares longínquos e completamente diferentes de tudo o que estamos acostumados. São palavrinhas mágicas que têm imenso poder no aprendizado. Não importa a idade, ler uma história, ou melhor, contar uma história expande e aumenta os resultados da aprendizagem significativa. Porque, como bem coloca um provérbio samoano: “Os mais jovens pássaros se alimentam das flores das árvores enquanto os mais jovens humanos se alimentam de palavras”.
![](https://www.richmondsolution.com.br/wp-content/uploads/2023/05/iStock-1270068977-1024x683.jpg)
Nada mais rico em palavras que florescem que uma boa leitura. Ler ou ouvir histórias nos conectam e dão sentido às nossas vidas, não importa nossa idade. E você já se perguntou como você aprendeu português? Você não teve aulas e se tornou fluente até mesmo antes de começar a ter aulas formais em escolas. Sabe como isso aconteceu? Porque vocês ouviram o português! As línguas são primeiramente apreendidas através da fala e da escuta. Depois, parte-se para a leitura e a escrita. Na literatura e no cinema, muitas são as personagens que são grandes contadores de histórias e, com isso, fazem toda a diferença nos enredos em que estão inseridas. Os contadores de histórias trazem a possibilidade básica da aprendizagem linguística. Através deles se entra em contato com a língua contextualizada que trará vocabulário, significado e até gramática para a aprendizagem da língua. Uma boa história pode, além de desenvolver a língua da criança, estabelecer conexões entre contador e ouvinte, proporcionar diálogos na formação do caráter da criança e gerar memórias.
Contar e ler histórias sim, porque o mundo da leitura pode ser, também, uma aventura individual e única. Símbolo da independência no ato de aprender, ler livros é a chave para portas, janelas e voos maravilhosos que podem acontecer através da interação com um contador de histórias ou quando, no momento da leitura individual, tornamo-nos nós mesmos, nossos contadores de histórias. Segundo especialistas (meek et al. 1977)” para aprender a ler um livro, um jovem leitor tem que se tornar, ao mesmo tempo, um contador e um ouvinte.”
A contação de histórias e a leitura ajudam no desenvolvimento da linguagem porque:
- Histórias são ferramentas importantes para a memorização de palavras novas e expressões;
- Histórias dão contexto para o vocabulário;
- Histórias nos ensinam gramática e sintaxe, de forma natural e simples;
- Histórias oferecem a oportunidade de aprendizagem sobre culturas diversas.
Para muitos de nós, saber que história escolher pode ser algo que nos deixe mais preocupados quanto à qualidade e aos verdadeiros benefícios da leitura daquela obra em particular para nossos filhos. Há vários tipos de histórias que podemos ler para nossos filhos ou estimular sua leitura: fábulas, contos de fadas, lendas, histórias de ficção ou histórias carregadas de cultura do país da língua em foco de aprendizagem.
Ao escolher uma história, devemos pensar na idade do leitor – ou ouvinte – assim como a forma que aquela história vai atrair a atenção para seu enredo, acontecimentos, personagens. Será que é apropriada para a idade dessa criança? Será que a história tem a duração certa para a sua idade e nível linguístico? Para muitos, responder a essas perguntas antes de escolher um livro pode ser um desafio. A boa notícia é que, com o advento da tecnologia em educação, há plataformas que oferecem material de qualidade, separados por idade e nível linguístico. Assim, a tenologia se prova, mais uma vez, aliada da educação e do desenvolvimento de nossos filhos.
Ao optarmos pelo caminho do incentivo ao desenvolvimento linguístico de nossos filhos de forma lúdica e efetiva, os livros serão sempre a melhor escolha. Seja de forma eletrônica, ou no clássico livro de papel, a leitura sempre será a chave para o mundo das possibilidades e do desenvolvimento que tanto queremos oferecer a nossos filhos. Ler para nossos filhos, ou estar junto deles na hora da história antes de dormir, por exemplo, acrescenta, ainda, a fantástica jornada da construção em conjunto. Aos lermos com nossos filhos, estamos entrando, junto com eles, em um mundo cheio de magia. O mundo da aprendizagem. Para eles, será aprendizagem sobre a língua, o mundo, a vida. Para nós, além disso, será também a oportunidade de aprender a sermos pais de nossos filhos. Afinal, ninguém nasce pronto. Assim também somos nós, pais. A leitura pode nos abrir caminhos pelas descobertas a muitas mãos, nas páginas de um livro ou na tela de um ipad.
Afinal, “histórias não nos ajudam a viver melhor; elas nos ajudam a entender o que é viver melhor.(Benton & Fox, 1985)”. O fazer da vida algo melhor, é nossa tarefa. De todos os dias.
Dica importante!
A Richmond Solution possui uma biblioteca de leitura chamada Richmond iRead, nos níveis elementar, pré-intermediário e intermediário para ajudar a sua escolha de leitura em família. Ela foi idealizada especialmente para você que tem filhos que estudam o inglês como segunda língua. Você tem à mão uma gama variada de opções para contribuir com o aprendizado de seu filho e estimular esses momentos em família ou de leitura individual, mas sempre regada a muito prazer e diversão. Afinal, livros nos levam a lugares fantásticos e inimagináveis, não é mesmo?
Para acessar a biblioteca digital, basta realizar o login na RLP (Richmond Learn Platform).
Referências
Benton, M., & Fox, G. (1985). Teaching Literature: Nine to Fourteen. Oxford ; Toronto : Oxford University Press.
Warlow, A., Barton, G., & Meek, (M.). (1977). The Cool Web: The Pattern of Children’s Reading. Random House of Canada Limited.