Once upon a time…

Era uma vez… Essa frase tem o poder mágico de nos transportar para tempos e lugares longínquos e completamente diferentes de tudo o que estamos acostumados. São palavrinhas mágicas que têm imenso poder no aprendizado. Não importa a idade, ler uma história, ou melhor, contar uma história expande e aumenta os resultados da aprendizagem significativa. Porque, como bem coloca um provérbio samoano: “Os mais jovens pássaros se alimentam das flores das árvores enquanto os mais jovens humanos se alimentam de palavras”. 

Nada mais rico em palavras que florescem que uma boa leitura. Ler ou ouvir histórias nos conectam e dão sentido às nossas vidas, não importa nossa idade. E você já se perguntou como você aprendeu português? Você não teve aulas e se tornou fluente até mesmo antes de começar a ter aulas formais em escolas. Sabe como isso aconteceu? Porque vocês ouviram o português! As línguas são primeiramente apreendidas através da fala e da escuta. Depois, parte-se para a leitura e a escrita. Na literatura e no cinema, muitas são as personagens que são grandes contadores de histórias e, com isso, fazem toda a diferença nos enredos em que estão inseridas. Os contadores de histórias trazem a possibilidade básica da aprendizagem linguística. Através deles se entra em contato com a língua contextualizada que trará vocabulário, significado e até gramática para a aprendizagem da língua. Uma boa história pode, além de desenvolver a língua da criança, estabelecer conexões entre contador e ouvinte, proporcionar diálogos na formação do caráter da criança e gerar memórias.  

Contar e ler histórias sim, porque o mundo da leitura pode ser, também, uma aventura individual e única. Símbolo da independência no ato de aprender, ler livros é a chave para portas, janelas e voos maravilhosos que podem acontecer através da interação com um contador de histórias ou quando, no momento da leitura individual, tornamo-nos nós mesmos, nossos contadores de histórias. Segundo especialistas (meek et al. 1977)” para aprender a ler um livro, um jovem leitor tem que se tornar, ao mesmo tempo, um contador e um ouvinte.” 

A contação de histórias e a leitura ajudam no desenvolvimento da linguagem porque: 

  • Histórias são ferramentas importantes para a memorização de palavras novas e expressões; 
  • Histórias dão contexto para o vocabulário; 
  • Histórias nos ensinam gramática e sintaxe, de forma natural e simples; 
  • Histórias oferecem a oportunidade de aprendizagem sobre culturas diversas. 

Para muitos de nós, saber que história escolher pode ser algo que nos deixe mais preocupados quanto à qualidade e aos verdadeiros benefícios da leitura daquela obra em particular para nossos filhos. Há vários tipos de histórias que podemos ler para nossos filhos ou estimular sua leitura: fábulas, contos de fadas, lendas, histórias de ficção ou histórias carregadas de cultura do país da língua em foco de aprendizagem. 

Ao escolher uma história, devemos pensar na idade do leitor – ou ouvinte – assim como a forma que aquela história vai atrair a atenção para seu enredo, acontecimentos, personagens. Será que é apropriada para a idade dessa criança? Será que a história tem a duração certa para a sua idade e nível linguístico? Para muitos, responder a essas perguntas antes de escolher um livro pode ser um desafio. A boa notícia é que, com o advento da tecnologia em educação, há plataformas que oferecem material de qualidade, separados por idade e nível linguístico. Assim, a tenologia se prova, mais uma vez, aliada da educação e do desenvolvimento de nossos filhos.  

Ao optarmos pelo caminho do incentivo ao desenvolvimento linguístico de nossos filhos de forma lúdica e efetiva, os livros serão sempre a melhor escolha. Seja de forma eletrônica, ou no clássico livro de papel, a leitura sempre será a chave para o mundo das possibilidades e do desenvolvimento que tanto queremos oferecer a nossos filhos. Ler para nossos filhos, ou estar junto deles na hora da história antes de dormir, por exemplo, acrescenta, ainda, a fantástica jornada da construção em conjunto. Aos lermos com nossos filhos, estamos entrando, junto com eles, em um mundo cheio de magia. O mundo da aprendizagem. Para eles, será aprendizagem sobre a língua, o mundo, a vida. Para nós, além disso, será também a oportunidade de aprender a sermos pais de nossos filhos. Afinal, ninguém nasce pronto. Assim também somos nós, pais. A leitura pode nos abrir caminhos pelas descobertas a muitas mãos, nas páginas de um livro ou na tela de um ipad.  

Afinal, “histórias não nos ajudam a viver melhor; elas nos ajudam a entender o que é viver melhor.(Benton & Fox, 1985)”. O fazer da vida algo melhor, é nossa tarefa. De todos os dias.  

Dica importante! 

A Richmond Solution possui uma biblioteca de leitura chamada Richmond iRead, nos níveis elementar, pré-intermediário e intermediário para ajudar a sua escolha de leitura em família. Ela foi idealizada especialmente para você que tem filhos que estudam o inglês como segunda língua. Você tem à mão uma gama variada de opções para contribuir com o aprendizado de seu filho e estimular esses momentos em família ou de leitura individual, mas sempre regada a muito prazer e diversão. Afinal, livros nos levam a lugares fantásticos e inimagináveis, não é mesmo?  

Para acessar a biblioteca digital, basta realizar o login na RLP (Richmond Learn Platform).

Referências 

Benton, M., & Fox, G. (1985). Teaching Literature: Nine to Fourteen. Oxford ; Toronto : Oxford University Press. 

Warlow, A., Barton, G., & Meek, (M.). (1977). The Cool Web: The Pattern of Children’s Reading. Random House of Canada Limited. 

Artigos Relacionados

Menu