Pronomes demonstrativos: this / these e that / those

Professora ensinando os pronomes demonstrativos para alunos em sala de aula.

Utilizados amplamente para indicar proximidade ou distância de pessoas e coisas, os pronomes demonstrativos são muito comuns na língua inglesa e a sua compreensão é muito importante para não cometermos erros básicos na nossa comunicação diária.

As semelhanças e diferenças entre os pronomes this / these e that / those podem causar algumas confusões entre os estudantes de inglês como língua adicional, mas quando compreendemos as particularidades de cada pronome  fica mais fácil aplicá-los corretamente na prática em contextos diversos.

Neste artigo vamos explicar o que são os pronomes demonstrativos do inglês, mostrar para que servem e exemplificar cada um deles, além de trazer dicas para estudá-los com eficácia. Confira!

Pronomes demonstrativos

Como já dissemos, o principal papel dos pronomes demonstrativos na língua inglesa é dar suporte para a indicação de posição ou distância de pessoas e coisas em relação a quem fala, destacando algo específico ou também retomando algo que já foi mencionado.

Originados no inglês antigo, os pronomes demonstrativos nasceram em três categorias:

  • this (isto);
  • þes (isso);
  • þaet (aquilo).

Ao longo dos anos, com a evolução da língua inglesa, esses termos tomaram novas formas, tal como as que conhecemos hoje:

  • this (este/esta/isto);
  • that (esse/essa/isso/aquele/aquela/aquilo);
  • these (estes/estas);
  • those (esses/essas/aqueles/aquelas).

Na prática, os pronomes demonstrativos são boas maneiras de evitar repetições desnecessárias na linguagem e deixar o contexto da comunicação mais claro para o interlocutor. Exemplo: “I watched the latest episode of the series yesterday. That was nice, but not as good as the previous ones.”.

This

Este pronome demonstrativo é utilizado quando queremos indicar algo que está próximo da pessoa que fala. É usado na forma singular, se referindo sempre a algo no presente, para pessoas, coisas, lugares ou ideias.

O pronome this pode ser utilizado com substantivos contáveis, como “this book” ou incontáveis, como “this water”. Também pode aparecer em contextos de apresentações, como “This is my dad.”, ou para enfatizar algo que está perto da pessoa que fala, como “I will take this cup of coffee.”.

These

O pronome demonstrativo these é a forma plural de this. Ele aparece quando queremos indicar coisas, pessoas ou ideias que estão próximas no espaço e no tempo.

Indicando coisas que estão próximas do falante e do ouvinte, como em “These are my shoes.”, o pronome pode também se referir a algo que já foi mencionado ou que pode ser enxergado por todos os interlocutores, como “These are good friends.”, para mencionar pessoas amigas que estão presentes e próxima de todos.

Temporalmente, these indica o tempo presente, então “these days” se refere aos dias atuais que estamos vivendo. Além disso, these pode também dar ênfase ou contraste, como em “These are the shoes I want to buy.”.

That

That é um pronome demonstrativo utilizado para indicar algo que está distante de quem fala e próximo de quem ouve. Aparece no singular, podendo se referir tanto a coisas quanto pessoas, lugares e ideias.

Podemos conferir a aplicação de that na prática em sentenças como “That is a beautiful dress.” ou “That is my best friend.”. O pronome pode também fazer referência a algo que já foi mencionado, substituindo o substantivo na frase. 

Por exemplo, se estivermos falando de um filme que já vimos, podemos dizer “That is a good movie”. Ou também para especificar uma informação de forma mais clara, como “That is the person I was talking about.”.

Those

O pronome demonstrativo those é utilizado para se referir a pessoas ou coisas que estão distantes, no tempo ou no espaço, em relação a quem fala.

Those aparece acompanhando substantivos no plural, como “Those books are mine”. Ele também serve para reforçar algo que já foi mencionado, como “I bought a new car. Those seats are so comfortable!”.

Quando usar cada pronome?

Alunos usando computador para estudar e fazer atividades sobre os pronomes demonstrativos this e those.

Continua confuso com a aplicação correta dos pronomes demonstrativos que mostramos aqui? Vamos então conferir um breve resumo prático sobre cada um deles.

This: usado no singular para se referir a algo que está próximo do falante ou que está acontecendo no presente. Exemplo: “This book is really interesting”.

These: forma plural de this, usado para se referir a algo próximo do falante. Exemplo: “These glasses are quite nice”.

That: usado no singular para se referir a algo que está distante do falante, no sentido espacial ou temporal. Exemplo: “That mountain is far from here”.

Those: forma plural de that, é usado para se referir a algo distante do falante. Exemplo: “Those houses on the corner are very expensive”.

Conclusão

Essenciais para a comunicação plena na língua inglesa, os pronomes demonstrativos ajudam a indicar a proximidade ou distância de uma pessoa, coisa, lugar ou ideia,  e a evitar repetições na linguagem, garantindo maior repertório na fala e domínio da língua.

Vimos neste artigo que this e these são usados para indicar algo próximo ao falante, enquanto that e those são usados para algo distante. 

Com a realização de exercícios práticos e do contato frequente com a utilização desses pronomes, é possível compreender a forma correta de aplicá-los na nossa comunicação diária de maneira mais simples e natural.

Gostou deste conteúdo? Então, conheça a Richmond Solution: a solução ideal para a escola que busca um ensino integral de idiomas!

Artigos Relacionados

Menu