Ensinar inglês para crianças é, por si só, um desafio cheio de descobertas e possibilidades. Agora, quando unimos esse processo à leitura infantil, o aprendizado ganha cor, emoção e, principalmente, significado.
Não se trata de ensinar vocabulário ou gramática. A leitura em inglês abre portas para novos mundos, estimula o imaginário infantil e fortalece habilidades cognitivas e linguísticas desde cedo. Quer entender melhor? Continue a leitura a seguir!
Qual é a importância da leitura no ensino de inglês na Educação Infantil?
Nos primeiros anos escolares, as crianças estão desenvolvendo habilidades fundamentais, como atenção, memória, imaginação e linguagem.
A leitura infantil em inglês atua diretamente nesse processo, pois ao ouvir e acompanhar histórias em um novo idioma, os pequenos começam a associar sons a palavras, reconhecem estruturas básicas e absorvem vocabulário de forma natural.
O contato frequente com histórias bem contadas também desperta a curiosidade, facilitando a imersão no idioma e aumentando a autoconfiança na comunicação oral.
A BNCC e a valorização da leitura na Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a leitura como eixo estruturante do processo de alfabetização, inclusive nas propostas bilíngues. Para os anos iniciais, ela enfatiza que o contato com textos deve ser significativo, diverso e culturalmente relevante.
Isso significa que a leitura infantil não deve ser uma atividade pontual, mas integrada ao cotidiano pedagógico, com foco na escuta ativa, interpretação, oralidade e apreciação estética.
A leitura infantil em inglês, nesse contexto, precisa respeitar o nível linguístico da criança, propor desafios acessíveis e criar experiências prazerosas; afinal, quando a criança se diverte, ela aprende melhor e sem perceber.
Livros com ilustrações coloridas, músicas integradas à narrativa e repetições estruturais são recursos especialmente recomendados pela BNCC para o público da Educação Infantil.
Quais são os melhores livros infantis para aprender inglês?
A escolha do livro certo pode ser o segredo para manter o interesse da criança e criar um vínculo emocional com o idioma.
Existem títulos que foram cuidadosamente pensados para facilitar o aprendizado progressivo, desde níveis iniciantes (como o Pre A1) até o nível B1+. É aqui que a biblioteca da Richmond surge.
Desenvolvida especialmente para estudantes que possuem o inglês como segunda língua, a biblioteca digital Richmond iRead tem o objetivo de promover a proficiência linguística por meio da leitura, fomentar a competência comunicativa e contribuir para o desenvolvimento integral dos estudantes, incentivando a sua imaginação, criatividade e pensamento crítico.
Ozzie and Summer Sun – Pre A1
Ozzie, um pequeno urso polar, ama o Polo Norte, mas ama ainda mais seus amigos. Quando ouve falar sobre o verão, Ozzie decide ir para o sul em busca de diversão. Lá, conhece Summer Sun e o leva para conhecer seus amigos no norte. No entanto, o ambiente começa a esquentar e os amigos de Ozzie ficam doentes por causa do calor. O que Ozzie fará para salvá-los?
Smellybear – Pre A1
Lucy encontra um urso de pelúcia velho e muito fedido dentro de uma lixeira no parque. Ela o leva para casa e lhe dá um banho. Agora ele cheira muito bem! À noite, durante uma tempestade, Lucy está assustada na cama, abraçando forte seu novo amigo. Smellybear diz a ela para pular da cama e correr, porque algo está prestes a acontecer!
Cinderella – Pre A1
Pobre Cinderella! Ela tem que fazer todo o trabalho doméstico, e sua madrasta e irmãs não a levam ao baile! Mas, graças a uma fada madrinha – e seus animais de estimação! – Cinderella ganha um lindo vestido e é levada ao baile por uma carruagem. Lá, o Príncipe se apaixona por ela, mas será que ele a encontrará novamente?
Aladdin – A1
Aladdin, um jovem pobre, apaixona-se pela inalcançável princesa do reino. Para viver esse amor, ele precisará lutar contra várias adversidades. Mas ele não está sozinho: Aladdin encontra uma lâmpada velha e, quando a esfrega, um gênio sai de dentro dela e lhe concede três desejos. Aladdin será bem-sucedido nessa aventura?
The Lost Treasure of Bodega Bay – A2
Kate, Mike e Carlos viajam para Bodega Bay, perto de São Francisco, onde um ano antes haviam encontrado um antigo mapa do tesouro pirata. Uma aventura incrivelmente emocionante e perigosa aguarda os jovens aventureiros, que seguem uma pista misteriosa e partem em busca de um tesouro perdido há séculos.
The Extraordinary Miss Sunshine – A2
Algumas crianças na The Fairbrother Academy não querem estudar. Elas gostam de empurrar seus colegas no pátio e xingá-los. Alice está infeliz quando começa o Ensino Fundamental, mas quando a Srta. Sunshine fica sabendo desses problemas, ela vai até a academia, determinada a ajudar.
The Story of Moving Pictures – A1+
Como as pessoas faziam e assistiam a filmes no passado? Você sabe o que eram lanternas mágicas ou cinetoscópios? Ou nickelodeons ou drive-ins? Descubra neste livro!
Home for Christmas – A2
Três jovens na Irlanda precisam chegar a Londres a tempo para o Natal. Quando todos os voos são cancelados, elas são forçadas a dividir um carro e fazer a viagem pela estrada. Cada uma tem seus próprios problemas, mas elas têm que decidir juntas o que fazer quando encontram uma maleta cheia de dinheiro. Então, elas percebem que um carro as está seguindo.
A Dream Come True – B1
Ellie é louca por música: ela sonha em se tornar cantora e deseja desesperadamente participar do Festival de Glastonbury, onde seu cantor favorito, Murphy, vai se apresentar. Mas com um pai superprotetor e exames importantes para fazer, parece que os sonhos de Ellie terão que permanecer apenas isso, sonhos. Mas, um dia, ela lê sobre uma competição em uma revista de música e inicia uma jornada em direção aos seus objetivos.
Classic Detective Stories – B1+
Nesta coletânea de contos de ficção policial clássica, Sherlock Holmes luta contra uma organização criminosa em ‘The Five Orange Pips’, de Conan Doyle; em ‘Hunted Down’, de Dickens, um assassino é levado à justiça; em ‘The Stir Outside the Café Royal’, de Rook, uma mulher rastreia o assassino de seu noivo; e em ‘The Oracle of the Dog’, de Chesterton, o Padre Brown resolve um caso de assassinato.
Como envolver as crianças na leitura em inglês?
O desafio é manter o entusiasmo das crianças mesmo diante de palavras novas e sons diferentes. E a resposta para isso está na criatividade. Veja nossas principais dicas abaixo.
Recursos visuais
Usar recursos visuais como ilustrações detalhadas, flashcards com personagens da história ou vídeos animados pode ajudar as crianças a compreenderem o enredo, mesmo que ainda não dominem todas as palavras.
Técnicas de storytelling
Técnicas de storytelling também fazem toda a diferença. A entonação correta, as pausas estratégicas, os gestos e a interação com as crianças durante a leitura tornam a experiência muito mais rica.
É importante que elas sintam que fazem parte da narrativa. Para isso, perguntar “What do you think happens next?” ou “How do you think the character feels?” é uma ótima maneira de estimulá-las.
Atividades interativas
As atividades interativas pós-leitura — como desenhar sua cena favorita, representar a história com fantoches ou jogar um quiz com as palavras novas da narrativa — consolidam o aprendizado e fazem com que o inglês deixe de ser uma disciplina para se tornar uma experiência vivida.
Saiba também: Quais habilidades e competências são essenciais para ensinar inglês? Confira!
Quais são os desafios da leitura infantil no ensino do inglês?
Mesmo com todas essas vantagens, o processo de implementação da leitura infantil no ensino de inglês vem acompanhado de alguns desafios. O primeiro deles é o vocabulário desconhecido. Para crianças em fase de aquisição da linguagem, palavras novas, com as quais elas não estão familiarizadas, podem gerar frustração.
Por isso, é essencial que o professor ofereça apoio visual e contextualização, e que repita os vocábulos novos com frequência.
A pronúncia também pode ser uma barreira. Muitos educadores relatam que os alunos têm vergonha de ler em voz alta, diante da turma, por medo de errar. Aqui, o papel do professor é fundamental para criar um ambiente acolhedor, onde o erro é visto como parte do processo de aprendizagem.
Utilizar gravações de falantes nativos, aplicativos de leitura guiada e exercícios de escuta ativa pode auxiliar na superação desse obstáculo.
Outro ponto importante é manter a constância. A leitura precisa ser uma rotina. Alternar atividades dinâmicas, propor desafios semanais e até criar um Clube do Livro em inglês são formas de manter o engajamento das crianças.
Leia mais: Avaliação formativa no ensino de inglês: impacto e práticas eficazes
Conclusão
A leitura infantil em inglês é muito mais do que um recurso pedagógico: é uma ponte entre idiomas, culturas e futuros possíveis. Ao inserir livros e histórias no cotidiano das aulas de inglês, os educadores estão ajudando a formar leitores mais críticos, curiosos e preparados para os desafios contemporâneos.
Ao mesmo tempo em que promove o domínio do idioma, a leitura em inglês amplia horizontes e desperta a imaginação. E tudo isso de forma natural, leve e prazerosa.Gostou deste conteúdo? Então, veja como acompanhar o desenvolvimento dos estudantes no aprendizado do inglês!