I de inovação. I de aquarela! 

I de inovação. I de aquarela! 

Que tal começarmos esse nosso texto de um jeito diferente? 

Se você puder, clique nesse link e assista a esse vídeo. Deixe-se levar pela música e pelas imagens. Deixe-se embalar em uma cantiga atemporal… 

Inovação. Esse é o tema que gostaríamos de trazer pra você que está conversando com a gente hoje. Talvez pareça estranho usar uma poesia de 1983 para falar sobre o “novo”, não é mesmo? Mas o que há de novo em educação está ligado ao que há de mais antigo que conhecemos e que nos faz estar diante de um computador, ao nosso telefone, lendo um texto para buscar mudança e crescimento: nós mesmos. Somos seres em constante mudança e a adaptação nos faz sobreviver à seleção natural da espécie e à evolução do planeta. Nunca nos vemos como parte da história, ou enquanto pessoas que serão estudadas em museus do amanhã, não é mesmo? Você já parou pra pensar que, em anos, no futuro, teremos museus que falarão sobre a pandemia do século 21? Será que haverá uma exposição de modelos de máscaras utilizados na época? Opa! Na época?! Mas está acontecendo agora! Pois é. O futuro é agora. E a música de Toquinho nos fala de inovação e futuro. Quer pintar uma aquarela com a gente? Vem! 

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo 

Com o lápis em torno da mão
E me dou uma luva
E se faço chover
Com dois riscos tenho um guarda-chuva 

Se um pinguinho de tinta
Cai num pedacinho azul do papel
Num instante imagino
Uma linda gaivota a voar no céu 

CRIAR. Um dos princípios da inovação na educação está na criatividade e na capacidade imaginativa de nossos filhos. Ter a capacidade e a coragem de pensar diferente e resolver problemas; usar a imaginação para abraçar o novo, é uma das ferramentas inovativas de qualquer sala de aula.  

Vai voando
Contornando a imensa curva, norte, sul
Vou com ela viajando
Havaí, Pequim ou Istambul
Pinto um barco à vela branco, navegando
É tanto céu e mar num beijo azul 

Entre as nuvens vem surgindo
Um lindo avião rosa e grená
Tudo em volta colorindo
Com suas luzes a piscar 

Basta imaginar e ele está partindo
Sereno indo
E se a gente quiser
Ele vai pousar 

ENGAJAR. Ter alunos engajados e participantes da construção de seu próprio conhecimento é outro ponto essencial para a inovação em sala de aula. Para tanto, é importante que escola e família trabalhem juntos na promoção de oportunidades para que as crianças se sintam convidadas a participar ativamente desse voo que colore tudo em volta com curiosidade, diversão, significado real. Os saberes vivenciados em sala de aula precisam ter conexão com a vida real que é vivida na escola e fora dos muros dela. É preciso que a criança veja o real significado e sentido no que estão aprendendo para que queiram pilotar a nave da aprendizagem e determinar quando ela deve decolar ou pousar.  

Numa folha qualquer
Eu desenho um navio de partida
Com alguns bons amigos
Bebendo de bem com a vida 

PARTILHAR. A aprendizagem significativa é um ato social. Ela precisa ser construída a muitas mãos, na escola e em casa. Não há sentido em vivenciar a mudança trazida pela aprendizagem se não há com quem partilhá-la. Não haverá prazer em aprender se esse voo for unicamente solo, sem a colaboração de outras pessoas capazes de criar junto, motivar e trazer mais sentido ao que se aprende. E nas relações, somos nós e nos construímos e reconstruímos constantemente. As emoções, motivação e cognição são elementos básicos para que se possa alcançar uma compreensão mais profunda sobre nós mesmos e o mundo em que vivemos.  

De uma América a outra
Eu consigo passar num segundo
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo 

GLOBALIZAR. Nosso mundo não é nossa casa, nossa rua, nossa cidade, estado ou país. O mundo é um globo que gira e, com educação, podemos girar esse compasso e ter esse mundo em nossas mãos. As distâncias não são mais instransponíveis e podemos nos conectar uns com os outros em um clique. No entanto, é preciso que a conexão seja verdadeira, com objetivos em comum. Não somos muitos em muitos lugares. Isso é passado. Somos muitos em muitos lugares com um objetivo em comum: fazer de nosso planeta um lugar melhor para se viver com dignidade. Aproveitar a riqueza da diversidade e aprender juntos, uns com os outros.  

Um menino caminha
E caminhando chega num muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente o futuro está 

E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença, muda a nossa vida
E depois convida a rir ou chorar 

DESAFIAR. Os muros existem para que possamos parar, refletir e buscar mudanças e crescimento. Transpor as dificuldades, aprender e vivenciar a empatia e a resiliência nos fazem mais humanos. Somos constantemente desafiados. Desafiados a aprender mais, de formas diferentes. Desafiados a nos adaptarmos ao novo. O novo sempre chega. Pensamos o futuro para nossos filhos como um amanhã longínquo, mas esquecemos que ele está em pleno processo de construção. E mesmo assim, por mais que tentemos prever o que virá, ele sempre chega e se torna senhor absoluto de nossos planos. Modifica-os sem perguntar se assim o queremos e, nesse momento, também, somos desafiados a nos reinventar e continuar. A aprender. A viver.  

Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar 

AVALIAR. Uma aprendizagem baseada na inovação nos convida a avaliar sempre. Não o que aprendemos, mas avaliar para a aprendizagem. Avaliar para que sempre tenhamos espaço e ambiente que promovam aprendizagem real e significativa. Aquela que fica para sempre. Passado, presente e futuro.  

Vamos todos numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim descolorirá 

INOVAR. Não se trata de futuro. Não se trata de modernidade. Inovar é um verbo carregado de ação nas coisas simples de uma sala de aula, seja ela a sala de aula de verdade, ou nossa sala de jantar, um parque, o zoológico, o colo da avó… Inovar a educação é construí-la todos os dias, juntos. Envolver todos os interessados e abraçar atitudes que promovem um ambiente saudável e motivador à mudança. Um ambiente de escuta ativa, partilha valorizada e amor às diferenças e todas as possibilidades que elas podem nos trazer. Porque a vida não é regida por nosso querer, ou nossos mecanismos de tentar prever o futuro. Por mais inovadores que os tempos sejam, é ele, o tempo, que rege a vida. Portanto, inovar em educação não é sobre fazer o amanhã, é sobre viver o hoje, construir o agora, enquanto somos presente. Esse é o maior presente que podemos dar aos nossos filhos. A construção do agora. Um agora melhor, mais humanitário, mais igualitário. Essa é a grande inovação da educação. Pensar o todo para todos e fazê-lo acontecer. Antes que nossa chance possa descolorir com o tempo.  

Numa folha qualquer
Eu desenho um sol amarelo (que descolorirá)
E com cinco ou seis retas
É fácil fazer um castelo (que descolorirá)
Giro um simples compasso
E num círculo eu faço o mundo (que descolorirá) 

Extra! Aquarela para todos.

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