Having a ball!

“Having a ball” é uma expressão idiomática que significa “ divertir-se”. Quando você lê a palavra ball, você pensa em jogo? Interessante, não é mesmo? Pois o nosso papo, hoje, é justamente sobre jogos e como eles podem promover uma aprendizagem significativa.

Utilizar jogos para promover a aprendizagem não é algo novo, mas é algo que é importante relembrar e manter em mente. A aprendizagem precisa fazer sentido e conectar com o mundo do aprendente. Essa conexão e o objetivo funcional da aprendizagem trazem um significado importantíssimo para o aprendente: a aprendizagem é para a vida e é vida.

Aprender através de jogos torna o aprendizado mais alcançável, porque motiva alunos e usa outras habilidades para ativá-lo. Escuta ativa, habilidades para resolver problemas, comunicação e trabalho colaborativo são algumas delas. Utilizar cada uma dessas habilidades requer que o participante da atividade lúdica comunique efetivamente suas ideias e vivências com o objetivo de resolver o problema ou ganhar o jogo. Jogos podem incluir movimento, recursos visuais e tecnológicos. No entanto, independentemente do meio que é utilizado, sempre há objetivos e estratégias para alcançá-los e são esses motivos que fazem com que os jogos tenham a capacidade de estruturar o aprendizado. Os jogos inspiram a aprendizagem significativa porque, sendo apropriados, fazem com que conteúdos mais complexos se tornem interessantes e significativos, estimulam a independência através da busca por soluções para atingir os objetivos, estimula imaginação e colaboração.

Sendo divertidos, os jogos estimulam a produção dos alunos porque promovem uma dinâmica mais interativa e envolvente em sala de aula. Quando bem pensados e preparados com objetivos claros, os jogos promovem uma mudança no ritmo das aulas que se assemelham à forma com que aprendemos nossa primeira língua – envolvidos, buscando comunicar para fazer parte de algo real: a vida.

A oportunidade de aprender a língua através de jogos incita a criatividade e o desejo de comunicar as ideais, em prol da resolução dos problemas apresentados.

Os jogos em sala e em casa podem ser o mais simples possível: desde caça-palavras, jogos de memória e até jogos de tabuleiro que estimulam o aumento de vocabulário ou a comunicabilidade, aprender com diversão, está conectado à memória, motivação e atenção. Os jogos podem iniciar uma cadeia de atitudes positivas direcionadas a aprendizagem porque associam o prazer ao ato de aprender. Eles mexem com os sentidos que aumentam essa sensação de prazer associada à aprendizagem e facilitam um estado emocional benéfico à aprendizagem. Assim, o aprendente se permite arriscar mais e tem menos medo de errar.

Além dos estímulos cognitivos e emocionais, os jogos proporcionam a aprendizagem de importantes habilidades sociais como resiliência, aprender a ganhar e perder e respeito às diferenças de opiniões e sugestões.

É importante sempre balancear e dar aos nossos filhos diferentes formas de entrar em contato com o conteúdo que se espera que desenvolvam. Estabelecer parcerias é sempre muito benéfico na hora de oportunizar aos nossos filhos uma maior diversidade de atividades e exposição ao conteúdo. Fazer isso, adicionando o componente da diversão, faz da aprendizagem algo memorável e positivo para todos os envolvidos. Afinal, todos nós queremos “have a ball”, certo?

Alguns jogos pra você jogar em família:

  • Forca
  • Memória
  • Associação
  • Bingo
  • Caça-palavras
  • Cruzadinhas
  • Que objeto está faltando? (figuras que são colocadas sobre a mesa e um líder tira uma figura. Quem está jogando tem que “guess” a figura que está faltando primeiro)

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Categorias: Ensino Bilíngue
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