Nos últimos anos, o interesse pelo ensino bilíngue teve um crescimento considerável no Brasil. Dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI) mostram que, entre 2014 e 2019, houve um aumento de 10% na oferta de escolas bilíngues no país. Outro dado interessante é que, somente em 2023, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), a procura por modelos de ensino que incluem um segundo idioma cresceu impressionantes 64%. Esses números evidenciam que a educação bilíngue já não é algo passageiro, mas sim uma realidade cada vez mais consolidada e reconhecida como essencial nos sistemas educacionais.
Pudera, não é mesmo?! Afinal, vivemos em um mundo globalizado, onde dominar mais de um idioma deixou de ser apenas um diferencial e passou a ser uma habilidade fundamental para a vida acadêmica, profissional e pessoal.
Mas você já parou para pensar em como é o cotidiano de uma criança inserida em um programa bilíngue, como o da Richmond Solution? Se você tem essa curiosidade, esse texto é para você! Vamos juntos explorar de perto como o bilinguismo transforma a rotina escolar e abre caminhos para um aprendizado mais completo e conectado ao mundo?
Richmond Solution é… aprender inglês de forma natural e significativa!
Diferente do que muita gente acredita, aprender um segundo idioma não tem nada a ver com decorar palavras e regras gramaticais. Na verdade, o processo de aquisição de uma nova língua vai muito além disso: é uma experiência que se constrói no dia a dia, de maneira contextualizada e significativa.
Vamos usar como exemplo o processo de aprendizagem da língua materna. Uma criança pequena aprende a falar porque está cercada pelo idioma – ouvindo, observando, interagindo e vivenciando situações reais de comunicação. Em outras palavras, a criança aprende a se comunicar porque o cérebro dela está constantemente exposto à língua e, dentro da cabecinha dela, aos poucos, tudo vai se organizando de forma natural.
E é exatamente esse caminho que as soluções bilíngues de Richmond Solution segue. No dia a dia, o inglês deixa de ser apenas uma disciplina escolar para se tornar uma verdadeira ferramenta de comunicação.
Imagine a rotina de uma criança no programa: logo na chegada, ela é recebida em inglês, escuta músicas, participa de jogos, conversas, atividades e projetos, tudo em contato direto com o novo idioma. Assim, o inglês passa a fazer parte de situações reais e cotidianas, e não apenas do caderno.
Na Richmond Solution, cada momento é cuidadosamente planejado para que o estudante viva o idioma de forma integral e prazerosa, transformando o aprendizado em uma experiência conectada à realidade.
Aulas 100% em inglês: vivenciando o idioma no dia a dia
Um dos grandes diferenciais do programa bilíngue é a imersão total. Quanto maior for a exposição e a vivência em uma língua, mais o cérebro cria e fortalece as conexões neurais – e é exatamente isso que garante a fluência de forma sólida e duradoura. Por isso, nossas aulas são 100% em inglês: porque acreditamos que é vivendo o idioma, em situações reais, do dia a dia, que a aprendizagem acontece de verdade.
Para as crianças, essa experiência se traduz em um aprendizado leve, divertido e cheio de descobertas: cantar músicas, brincar, ouvir e contar histórias, participar de jogos, interagir com colegas e fazer perguntas – tudo em inglês, é claro!
Já para as famílias, isso significa a tranquilidade de saber que seus filhos estão sendo preparados para os desafios de um mundo cada vez mais globalizado, desenvolvendo não só a fluência na língua inglesa, mas também confiança, autonomia e a capacidade de se comunicar em diferentes contextos e culturas.
Tá, mas e a gramática, como fica?
Bem, se as aulas são todas em inglês, como a gramática é trabalhada? Para nós, aprender um idioma é muito mais que estudar regras, é viver a língua. Por isso, a gramática não é ensinada de forma isolada, mas apresentada dentro de situações reais de comunicação, como parte natural do processo de aprendizagem.
Em suma, os alunos entram em contato com as estruturas gramaticais quando elas realmente fazem sentido – seja em um projeto de ciências, em uma roda de leitura, em uma apresentação ou até mesmo na hora de compartilhar experiências pessoais com colegas e professores.
Dessa forma, a gramática deixa de ser vista como um conjunto de regras abstratas para se tornar uma ferramenta viva e funcional, que possibilita aos alunos se expressarem com clareza e confiança. Em vez de memorizar fórmulas, eles usam a gramática na prática para compreender, pensar e se comunicar em inglês. Incrível, não é mesmo?!
Progresso que as famílias acompanham de perto!
Poucas coisas são tão gratificantes para os pais quanto ver os filhos dando os primeiros passos no bilinguismo: primeiro com palavras soltas em inglês, depois arriscando frases completas. Aos poucos, chegam as pequenas grandes conquistas, como cantar músicas em inglês, pedir para assistir a um desenho sem legenda ou usar o idioma de forma espontânea no dia a dia.
Muito mais que evidenciar o avanço no idioma, esses momentos enchem a família de orgulho e mostram que o aprendizado vai muito além da sala de aula.
Para nós, é uma alegria saber que esse progresso é fruto da metodologia Richmond Solution: uma proposta que une excelência acadêmica, vivência real do idioma e valorização da experiência da criança, para que o bilinguismo seja, acima de tudo, prazeroso e natural.
Richmond: soluções bilíngues completas!
A Richmond é uma empresa global de educação que, há mais de 36 anos, se dedica a criar materiais, programas e recursos para o aprendizado da língua inglesa, atuando tanto em escolas de educação básica quanto em institutos de idiomas.
Acreditamos que aprender inglês não deve ser apenas um objetivo escolar, mas uma experiência de vida. O dia a dia da criança em nosso programa é feito de descobertas, interações e conquistas, sempre em um ambiente que acolhe, desafia e inspira.
Porque, mais do que formar alunos bilíngues, nossa missão é formar cidadãos do mundo: preparados para se comunicar, aprender continuamente e participar de uma sociedade global, diversa e conectada.


