CLIL: uma abordagem inovadora para o ensino de idiomas

Crianças diversas observam a tela do notebook na sala de aula, enquanto professora esta atrás delas.

Mergulhar na aprendizagem de idiomas vai além de memorizar regras gramaticais e vocabulário. A metodologia CLIL, sigla para Content and Language Integrated Learning, trouxe ventos de mudança para a sala de aula. 

Neste artigo, você vai descobrir como o CLIL tem transformado o ensino de idiomas, promovendo o protagonismo do aluno e uma imersão cultural profunda. Confira!

O que é CLIL?

Crianças diversas manuseiam copo com brotos de plantas.

Content and Language Integrated Learning (CLIL), ou Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Línguas Estrangeiras (AICLE) em português, é uma “abordagem impulsionada cognitivamente com um duplo foco no aprendizado de idiomas e conteúdo à medida que os estudantes desenvolvem habilidades de aprendizado” — Díaz-Maggioli e Painter-Farrell, 2016, p. 357.

Portanto, a abordagem CLIL implica em cursar conteúdos como de História, Geografia ou Ciências em um idioma estrangeiro, o que gera um grande benefício tanto para a aprendizagem de outra língua quanto do componente curricular ministrado nessa língua. 

Além disso, a ênfase de CLIL na resolução de problemas faz com que os alunos se sintam motivados a resolvê-los, inclusive em uma língua que não é a sua língua materna. 

Por que aplicar CLIL?

Para implementar um enfoque transversal e mais inclusivo do ensino. CLIL é uma abordagem flexível, que permite utilizar em sala de aula a tecnologia educacional e outras metodologias ativas, como a gamificação, a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em projetos.

Na aplicação dessa metodologia podem ser utilizados vários tipos de materiais e recursos, o que pode enriquecer significativamente a experiência do estudante em sala de aula. 

Por isso, o professor que aplicar a abordagem CLIL deve ser flexível e aberto a incluir na sua rotina tudo que as novas tendências educacionais oferecem na experiência de aprendizagem.

Além disso, CLIL coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem por meio de:

  • interação social com o docente ou entre os colegas, seguindo o conceito de mediação de Vygotsky (1978) e de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) para explicar a margem de incidência da ação educacional. Para Vygotsky, esta zona é a diferença entre o que os estudantes conseguem fazer sozinhos e o que poderiam fazer com a ajuda de um adulto ou de um colega mais experiente;
  • scaffolding (Wood, Bruner e Ross, 1976), que significa a ajuda ou orientação de alguém mais experiente, como o professor, os colegas ou os recursos materiais e tecnológicos;
  • envolvimento cognitivo, ou seja, os professores de CLIL devem desenhar estratégias para que os estudantes se envolvam em sua própria aprendizagem. Com isso, eles se tornam mais conscientes do que aprenderam e desenvolvem habilidades metacognitivas como “aprender a aprender”.

Qual é a origem da metodologia CLIL?

A metodologia CLIL tem suas origens na Europa, em meados da década de 1990, em meio a esforços para fomentar o multilinguismo e melhorar a competência comunicativa em várias línguas entre os cidadãos europeus. 

O contexto era o de integrar os países da União Europeia não apenas economicamente, mas também culturalmente e linguisticamente. A convergência de disciplinas educacionais e o ensino de línguas estrangeiras emergiram como estratégias importantes para alcançar esse objetivo.

Essa abordagem foi fortalecida pelo reconhecimento de que dominar uma segunda língua vai além do conhecimento teórico sobre ela. Exige uma exposição prática e contextualizada que promova uma maior compreensão e capacidade de uso do idioma. 

Assim, CLIL surgiu como uma inovação pedagógica, que busca integrar a aquisição de um idioma adicional num cenário de sala de aula onde o ensino de conteúdo curricular desempenha um papel central.

Expansão e reconhecimento internacional de CLIL

A metodologia CLIL não demorou a cruzar as fronteiras da Europa e a ganhar reconhecimento global, tornando-se uma referência em educação bilíngue e ensino de línguas estrangeiras. 

Sua expansão foi estimulada pelo sucesso observado no desenvolvimento linguístico e cognitivo dos estudantes, bem como na sua preparação para um mundo cada vez mais interconectado e multilíngue.

Internacionalmente, escolas de Educação Básica e outras instituições de ensino adotaram o CLIL por compreenderem os benefícios que a metodologia traz:

  • Desenvolvimento multidisciplinar: possibilita que os alunos absorvam conteúdos curriculares enquanto praticam e melhoram suas habilidades em um novo idioma.
  • Preparação para o futuro: instrumentalizar os estudantes com habilidades cognitivas e linguísticas necessárias para se destacarem em um ambiente global.

A abordagem CLIL tem sido aplaudida por especialistas em linguística e educação, e sua utilização tornou-se uma prática recomendada pelas políticas educacionais de multinacionais e organizações intergovernamentais. 

Diversos estudos, pesquisas e artigos publicados reiteram a eficácia da abordagem e incentivam sua implementação. Além disso, o crescimento no número de conferências internacionais e seminários dedicados a CLIL reflete o interesse contínuo de professores e educadores pelo modelo.

Com a crescente demanda por profissionais bilíngues e multilíngues, é provável que CLIL continue a expandir-se e a influenciar os sistemas educacionais por todo o mundo.

Quais são os pilares de CLIL?

CLIL consiste em uma abordagem metodológica que combina o aprendizado de conteúdos específicos com o aprendizado de uma língua estrangeira. 

Os pilares de CLIL são essenciais para a compreensão dessa  abordagem de ensino, que visa o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de linguagem em um contexto integrado. 

Confira os principais pilares:

  • Conteúdo: estudo das  matérias curriculares (como História, Ciência, Matemática etc.) por meio de uma língua estrangeira.
  • Comunicação: foco na utilização do idioma estrangeiro para a prática da compreensão auditiva, fala, leitura e escrita.
  • Cognição: desenvolvimento e aprimoramento das habilidades cognitivas por meio da análise, síntese e avaliação do conteúdo estudado em outra língua.
  • Cultura: ampliação da compreensão intercultural e da consciência global, respeitando a diversidade e estimulando a cidadania.

Esses pilares apoiam uma experiência de aprendizagem que vai além do ensino tradicional, incentivando os alunos não apenas a aprender a língua inglesa ou qualquer outro idioma estrangeiro, mas também a absorver os conteúdos curriculares de forma mais contextualizada e significativa. 

Um corpo docente capacitado em CLIL é fundamental para o sucesso dessa abordagem pedagógica, a qual é cada vez mais adotada, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior.

Quais são os principais benefícios dessa abordagem para a formação integral dos estudantes?

A abordagem CLIL proporciona diversos benefícios que contribuem para a formação integral dos alunos. 

Essa metodologia não só facilita o aprendizado de uma língua estrangeira de maneira contextualizada e aplicada, mas também promove o desenvolvimento de diversas competências essenciais. 

Entre as inúmeras vantagens, destacam-se o protagonismo do aluno, um maior engajamento durante as aulas, a conscientização cultural e a preparação para desafios acadêmicos e profissionais futuros. 

Ao integrar de forma eficaz educação bilíngue e conteúdos curriculares, CLIL se torna uma poderosa ferramenta na construção de uma base sólida tanto na linguagem quanto no conhecimento especializado.

Protagonismo do aluno

Na abordagem CLIL, os estudantes são incentivados a assumir uma posição ativa em seu processo de aprendizagem. 

O método estimula a autonomia, a pesquisa e a exploração de temas de interesse, permitindo que os estudantes se tornem co autores na construção de seu conhecimento. 

Isso significa que eles não são meros receptores passivos de informação, mas sim participantes ativos, capazes de questionar, interpretar e relacionar os conteúdos aprendidos em uma língua estrangeira com suas próprias experiências e saberes prévios.

Maior engajamento nas aulas

Aulas que empregam a abordagem CLIL são frequentemente mais dinâmicas e interativas, resultando em um maior engajamento dos alunos. 

O ensino integrado de conteúdo e língua estrangeira proporciona contextos muito mais significativos e autênticos para o uso prático do idioma, o que motiva os estudantes e desperta o interesse pelo aprendizado constante. 

Esta metodologia contrasta com as aulas tradicionais de língua estrangeira, que, por vezes, podem se mostrar desconectadas da realidade dos alunos.

Conscientização cultural

CLIL é uma ponte para a conscientização e o respeito à diversidade cultural. Ao lidarem com conteúdos em outra língua, os alunos são expostos a diferentes perspectivas, práticas e modos de pensar, o que os ajuda a desenvolver habilidades interculturais. 

Esta abordagem estimula o reconhecimento da importância de outras culturas, promovendo assim, a tolerância e a empatia em um mundo cada vez mais diverso e globalizado.

Preparação acadêmica e profissional

Os estudantes que se beneficiam de CLIL estão se preparando não apenas linguística mas também academicamente para um futuro competitivo. 

A habilidade de articular pensamentos complexos e solucionar problemas em outra língua confere uma vantagem significativa tanto no ensino superior quanto no mercado de trabalho.

O domínio de um idioma estrangeiro, somado à capacidade de integrar e aplicar conhecimentos diversos, prepara os alunos para atuar com confiança em ambientes multiculturais e multidisciplinares.

Em resumo, ao adotar a abordagem CLIL, as instituições de ensino estão investindo no desenvolvimento de cidadãos mais completos, críticos e aptos a navegar com sucesso em uma sociedade globalmente interconectada.

Como colocar em prática a abordagem CLIL no ensino de idiomas?

Para implementar a abordagem CLIL no ensino de idiomas é essencial adotar estratégias pedagógicas que integrem simultaneamente conteúdos curriculares de diferentes disciplinas com a língua estrangeira alvo. 

Aqui estão algumas estratégias:

  • Integração de habilidades: priorize atividades que combinam habilidades de compreensão auditiva, fala, leitura e escrita. Isso ajuda no desenvolvimento de habilidades cognitivas complexas.
  • Capacitação docente: certifique-se de que o corpo docente recebe formação específica em CLIL para saber como equilibrar o ensino dos conteúdos com o da língua estrangeira.
  • Uso de materiais autênticos: utilize materiais diversificados autênticos para aproximar os alunos do uso real do idioma;
  • Avaliação adequada: desenvolva mecanismos de avaliação que considerem tanto a proficiência linguística quanto a compreensão dos conteúdos.

Projetos científicos multilíngues

Projetos científicos multilíngues são uma excelente maneira de aplicar CLIL na sala de aula e proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico. Alguns pontos a considerar incluem:

  • Temas atuais e relevantes: escolha temas de pesquisa científica atuais que despertem o interesse dos alunos e sejam relevantes local e globalmente.
  • Trabalho em equipe: promova o trabalho em equipe para estimular a comunicação em língua estrangeira.
  • Apresentações e publicações: incentive os alunos a apresentar e publicar suas descobertas em língua estrangeira, reforçando a aplicação prática do idioma.

Viagens históricas bilíngues

As viagens históricas bilíngues oferecem aos alunos uma experiência de aprendizagem imersiva, que ajuda a fortalecer tanto o conhecimento histórico quanto a fluência no idioma estrangeiro. Aqui estão algumas ideias:

  • Dramatização histórica: crie atividades em que os alunos reencenam eventos históricos importantes, usando a língua estrangeira.
  • Pesquisas de campo: organize visitas a locais históricos com guias que falem a língua estrangeira, estimulando a aprendizagem contextual.

Projetos matemáticos multiculturais

Com foco em CLIL, projetos matemáticos multiculturais podem explorar como diferentes culturas abordam conceitos matemáticos. São sugestões:

  • Contextualização cultural: relacione conceitos matemáticos com suas aplicações práticas em diversas culturas e situações do mundo real;
  • Resolução de problemas: crie problemas que exijam uma abordagem colaborativa para sua solução, incentivando a comunicação matemática em língua estrangeira.

Como trabalhar a abordagem CLIL em ambientes de aprendizado virtual?

Em ambientes virtuais, como salas de aula online, a abordagem CLIL pode ser particularmente desafiadora, mas também oferece diversas possibilidades:

  • Utilização de recursos tecnológicos: professores podem empregar plataformas de vídeo, fóruns de discussão e jogos educativos para promover a interação em língua estrangeira.
  • Aulas interativas: por meio de ferramentas digitais, as aulas de língua estrangeira tornam-se mais dinâmicas, facilitando o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de compreensão auditiva.
  • Conteúdo contextualizado: materiais didáticos devem relacionar-se com a realidade dos alunos, tornando o processo de aprendizagem mais relevante e significativo;
  • Feedback constante: o retorno construtivo e frequente sobre o progresso dos estudantes é crucial para o desenvolvimento de competências linguísticas e de compreensão do conteúdo.
  • Colaboração online: trabalhos em grupo e projetos colaborativos incentivam a comunicação e o aprendizado bilíngue, mesmo a distância.
  • Formação de professores: o investimento na capacitação do corpo docente é fundamental para que os professores dominem ferramentas digitais e metodologias adaptadas ao ensino online.

Implementar CLIL em ambientes virtuais exige uma abordagem pedagógica adaptada, recursos apropriados e comprometimento dos educadores para uma experiência de aprendizagem engajadora e eficaz.

Qual é o futuro de CLIL?

CLIL está em plena expansão no cenário educacional. Reconhecida por impulsionar o desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas em salas de aula diversificadas, a metodologia sinaliza uma evolução significativa na forma como concebemos a educação bilíngue. Algumas tendências e inovações incluem:

  1. Tecnologias educacionais: o uso de tecnologias inovadoras e ferramentas digitais está remodelando as salas de aula CLIL, tornando a aprendizagem mais interativa e acessível. Isso inclui desde plataformas de e-learning até aplicativos focados em compreensão auditiva e desenvolvimento de outras competências linguísticas.
  2. Formação de professores: a demanda por formação especializada do corpo docente é cada vez maior, com vistas a preparar os educadores para lidar com os desafios específicos do ensino bilíngue. Cursos com foco em CLIL e em desenvolvimento de competências pedagógicas estarão em alta.
  3. Abordagens personalizadas: o futuro de CLIL está atrelado à customização das experiências de aprendizagem. Programas de ensino irão se adaptar cada vez mais aos diferentes estilos de aprendizagem dos estudantes, promovendo o ensino eficaz de conteúdos e idiomas.

Tais inovações apontam para um futuro promissor, onde CLIL não somente coexiste com o ensino tradicional, mas o transforma, propiciando uma educação integral e globalizada.

Conclusão

A abordagem CLIL tem se mostrado uma inovadora metodologia no ensino bilíngue

pois concentra-se na integração do  aprendizado da língua estrangeira — predominantemente a língua inglesa — com a aquisição de conteúdos de outras disciplinas do currículo. 

Essa estratégia diverge do ensino tradicional por transcender a simples aula de língua estrangeira e promover uma experiência de aprendizagem mais enriquecedora, contextualizada e significativa

Nos ambientes CLIL, as habilidades cognitivas dos estudantes são impulsionadas, visto que o idioma não é apenas um objeto de estudo, mas um veículo de comunicação para a aquisição de outros conhecimentos. 

Professores que adotam CLIL em sua abordagem pedagógica estão contribuindo para formar estudantes mais preparados para os desafios da sociedade globalizada e multilíngue do século XXI.

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